domingo, 26 de abril de 2009

Le temps

"Mon ami, faisons toujours des contes...
Le temps se passe, et le conte de la vie
s'achève, sans qu'on s'en aperçoive".

Diderot

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Muito além do Cidadão Dantas

É no mínimo estranho a ênfase dada pela Globo ao conflito entre MST e os seguranças da fazenda Espírito Santo, no Pará. Em nenhum momento a Globo revela que o proprietário da fazenda é justamente o Daniel Dantas. Por que será, hein?

Gilmar Dantas

Sinto pelos leitores que prezam a ordem e o tradicional clima cordial do STF. Embora tenha horror às controvérsias e ao bate-boca, devo dizer que senti um enorme prazer ao ouvir as palavras do ministro Joaquim Barbosa.

Um Homem de Moral

De Adoniran Barbosa, ao mostrar a diferença entre os sambas dele e os de Paulo Vanzolini: "O Vanzolini é erudito e eu sou pitoresco".

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sobre a intuição

O raro leitor sabe o quanto a intuição é fundamental neste mundo tão descrente de tudo. A intuição é um ver onde não se vê. É um visto não visto, mas que se sabe. Na intuição temos o pressentimento, e também o discernimento. O que se sente e o que se percebe racionalmente, mas sempre como mistério. É da faculdade da intuição captar essências que de tão temporais e fluidas, são paradoxalmente concretas. Trata-se de um alargamento do espaço, entrelaçamento entre real e ficcional, desde que se entenda todo ficcional como alargamento de formas possíveis. A isso chamaria intuir. Escreveu Fernando Pessoa que para decifrar os símbolos era preciso cinco qualidades: simpatia, compreeensão, inteligência, a conversa com o anjo da guarda e justamente a intuição. Por intuição, escreveu o poeta, entende-se o que está além do símbolo, o entendimento que se sente, sem que se veja. Acrescentaria que para entender sem ver é preciso ver. Ver o que está além do símbolo. É o que nos falta.

South American Way

Have you ever danced
in the tropics?
With that hazy lazy
Like, kind of crazy
Like South American Way

Ai, ai, ai, ai
Have you ever kissed
in the moon light
In the grand and Glorious
Gay Notorious
South American Way

Um só coração

Uma vida aguenta as efusividades de um coração ?

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sobre os mortos

''O pior dos mortos é que nunca telefonam'', escreveu certa vez Rubem Braga.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Poética da recusa

Henri Michaux e a recusa de ser fotografado: “escrevo para revelar uma pessoa de cuja existência ninguém suspeitaria ao olhar para mim”

Muros

De Saramago, sobre os muros do Rio: Cá para baixo, na Cidade Maravilhosa, a do samba e do carnaval, a situação não está melhor. A ideia, agora, é rodear as favelas com um muro de cimento armado de três metros de altura. Tivemos o muro de Berlim, temos os muros da Palestina, agora os do Rio. Entretanto, o crime organizado campeia por toda a parte, as cumplicidades verticais e horizontais penetram nos aparelhos de Estado e na sociedade em geral. A corrupção parece imbatível. Que fazer?

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Memorial de Aires

Do Conselheiro Aires, ao justificar a preferência pela conversação das mulheres: "Na mulher, o sexo corrige a banalidade; no homem, agrava".