terça-feira, 24 de junho de 2008

Ousadia da alma

Na vida se aprende que as incertezas são maiores que qualquer certeza e que a indefinição é maior que as definições. Quando William Clark disse que a fé é ousadia da alma, talvez seja porque se lida na fé com o amorfo, com o indefinido, com a incerteza. Sabe-se que andar com fé não costuma faiá, como nos diz a canção, mas às vezes a fé quer ser tão singular que acaba por estrangular as outras possibilidades que a vida nos apresenta, as outras "fés". Talvez faça mal a fé, esta firme crença em algo para o qual não há nenhuma evidência, exatamente pelo fato de que quando há evidência não há fé, há um fato. Por aí, só há fé quando falta fato. Entre os atos, os fatos e a fé há algo de indefinível que queremos desesperadamente definir.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Parafraseando Romário

Se, ao entrevistar José Miguel Wisnik, Lillian Witte Fibe ficasse calada, certamente teria feito um soneto.

Veneno Remédio

A Holanda perdeu exatamente quando eu pensava em escrever sobre a beleza de seu futebol. Desde 74, a Holanda mostra ao mundo um futebol muito ofensivo e diferente da Europa. Um futebol de poesia, que insiste em ter um ponta direita e um ponta esquerda. Acho que eles ensinam - não tanto quanto antes - ao mundo pragmático que o futebol é mais do que o cálculo cego, além de que a "tradição" pode ser extremamente revolucionária. É triste tudo isso, pois ao passo que a Europa nos copia, nós os copiamos e tudo fica muito chato, previsível, oco.

Corona

Da minha mão o outono come sua folha: somos amigos.
Descascamos o tempo das nozes e o ensinamos a andar:
o tempo volta à casca.

No espelho é domingo,
no sonho se dorme,
a boca fala a verdade.

Meu olho desce ao sexo da amada:
olhamo-nos,
dizemo-nos o obscuro,
amamo-nos como ópio e memória,
dormimos como vinho nas conchas,
como o mar no raio-sangue da lua.

Ficamos entrelaçados à janela, eles nos olham da
[rua:
está na hora de saber!
Está na hora da pedra começar a florescer,
de um coração golpear a inquietude.
está na hora de ser hora.

Está na hora.

CELAN, Paul. "Ópio e Memória". In: Cristal. Tradução de Claudia Cavalcanti. São Paulo: Ed. Iluminuras, 1999.

Parafraseando Oswald

Só a corrupção nos une: Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.

Festa do Boi

Salve o Morro do Querosene !

Uti Possidetis

Marco Aurélio Mello acha que a demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol é um absurdo. Se formos ao extremo, teremos que entregar o Rio de Janeiro aos Tamoios, afirmou o ministro, compreendendo os direitos dos arrozeiros. Se levarmos em consideração que ele não se arrepende de ter concedido habeas corpus a Cacciola, muito não podemos esperar.

Ideb

Se tristes são os resultados da Educação em São Paulo, o estado mais rico do país, o contentamento da secretária Maria Helena Guimarães de Castro certamente é muito mais. O problema não é que a Educação na administração tucana não dá certo. A questão é que ela é feita exatamente para dar errado. Seria o tal do choque de gestão ..?

Biocombustível

Sempre vislumbrei no álcool o futuro do Brasil.

Fogo Imigo

Denise Abreu faz jus ao palíndromo "TUCANO NA CUT".

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Inscrição


Quando eu morrer voltarei para buscar

Os instantes que não vivi junto do mar.

ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. "Livro Sexto". In: Poemas Escolhidos. Seleção de Vilma Arêas. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.