sábado, 31 de julho de 2010

Sócrates Brasileiro

Abaixo, trechos da interessante entrevista concedida pelo Dr. Sócrates, o "Magrão", à Caros Amigos.


Caros Amigos - A gente costuma começar o bate-papo falando da vida da pessoa. Fale um pouco de você, onde você nasceu, onde foi criado.
Sócrates – Bom, sou filho de um cearense maluco que inventou de mudar para fazer o seu próprio destino e nos ofereceu uma chance de estudar, ler e aprender. Mas eu nasci no Pará, a minha mama é paraense.

CA – De Belém?
S - De Belém do Pará. Meus pais moravam em Igarapé Açu, mas acabei nascendo na Santa Casa de Belém. Aí, por causa dessa loucura do velho, que virou funcionário público sem ter nenhuma condição para tal e entrou num concurso que só ele era candidato, nós viemos para o sul. Eu fui criado em Ribeirão Preto. Aliás, o Raí nasceu em Ribeirão, por isso ele tem o beiço grande. Já é a fase do contra-filé mesmo. Eu sou da fase sem filé. Nasci ainda na fase ruim economicamente da família. E daí para frente é só invenção.

CA - São quantos irmãos?
S - Somos seis, cinco homens e o Raí. Porque o Raí é diferente, todas as mulheres querem o Raí. O resto é homem normal. Tudo quanto é mulher quer o Raí. Nós, para arrumarmos uma, é um sufoco.


CA – Você é um dos líderes da Democracia Corinthiana, fez história dentro do futebol brasileiro. Como é que surgiu essa consciência política? Foi na faculdade?
S - Não tem um lugar. Na verdade, a tua sensibilidade política é estimulada pelos contatos que você tem. Quem me ensinou tudo que eu sei hoje, o que eu penso e o que eu sinto, foi o povo com o qual eu me relacionei. E eu tive o privilégio de estar no meio do futebol, onde o número de pessoas é muito maior do que em outras atividades.

CA – Faltou você contar como entrou no futebol. Você pulou essa parte.
S - É, eu estava na faculdade. De alguma forma, eu já era um ator, enganava para caramba. E, aí, os caras insistiam para que eu me tornasse profissional.

CA – Que caras?
S - Uns diretores do Botafogo. Eu jogava na preliminar. Já existia até um certo público para ver o nosso time, que era muito bom. E aí, no fi- nal do segundo ano da faculdade, eu falei: “vamos tentar”. Eram minhas últimas férias longas, de dois meses e pouco, e ia começar o curso clínico. O curso básico era muito pesado em termos de exigência temporal e o outro eu não conhecia. Imaginei que pudesse, de alguma forma, viabilizar isso, e comecei a treinar. Mas virei jogador de futebol durante dois meses. O acidente ocorreu quando o titular do time principal machucou e eu entrei. Eu entrei e fiquei. Voltaram às aulas e eu fui levando, fui levando, fui levando. Sei lá como, não dá para responder.

CA - O Botafogo estava na primeira divisão?
S - Primeira do Paulista.
CA - E Copa de 94?
S – É um orgasmo com a mulher que você não gosta.

CA -Ganso é um gênio ?
S – Sem dúvida. Não levar o Ganso é uma ignorância absurda.

CA -Ganso é ousado ?
S – Ele é um Michelangelo, ele vai fazer duzentas Pietá.

CA -Por que você acha que o Grafite foi convocado ?
S – Não sei. Pergunte à Branca de Neve.

CA -Você faria uma propaganda de cerveja ?
S –  De cerveja ? Claro. Isso é de uma hipocrisia absurda, todo mundo bebe cerveja, por que não pode ? Ninguém vai beber por causa da propaganda, nem fumar. Você vira fumante por causa do convívio social, não por causa da propaganda. Eu sou contra, por exemplo, propaganda de remédio, pois você estimula a auto-medicação. Isso eu não faria. Mas a auto-medicação de cerveja é boa. Não tem outra contra-indicação que não seja o álcool.

CA - Qual a relação dentro dos clubes com essa questão de fumar; tomar cerveja? Tinha esses hábitos quando você jogava?

S - Sim, sim, Fumo desde moleque. Ah, Todo ex-fumante é chato. Na verdade eu parei de fumar em 82 por opção pessoal, porque eu queria aumentar a minha massa muscular. Eu aumentei seis quilos de massa muscular, de janeiro a junho, para a Copa. Foi opção pessoal, fiz o cálculo do que eu precisava, queria fazer uma puta Copa.

CA- Depois voltou a fumar?
S- Nao, na verdade, eu parei de fumar por 20 dias e depois fiquei segurando devagarzinho. Fiquei fumando pouco, mas...

Nenhum comentário: